Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
FÍSICA - UFJF (1999)

21) Uma menina está sentada dentro de um ônibus que se encontra em movimento retilíneo e uniforme. O ônibus começa a fazer uma curva, mantendo o módulo de sua velocidade constante. Ela começa a ter a sensação de estar sendo jogada "para fora" da curva. Com base nas Leis de Newton, uma pessoa parada na calçada explica este fato da seguinte forma:


a)de acordo com a Primeira lei de Newton, todo corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme a não ser que as forças que atuem sobre ele não se cancelem;
b)de acordo com a Segunda Lei de Newton, estando o ônibus acelerado, a força normal não consegue cancelar a força peso, surgindo então a força centrífuga como resultante;
c)de acordo com a Terceira Lei de Newton as forças centrípeta e centrífuga formam um par ação-reação. Isso mostra que deve existir uma terceira força na direção horizontal que é a causadora desta sensação;
d)este problema não pode ser resolvido pelas Leis de Newton, pois elas não se aplicam no referencial inercial da pessoa na calçada.
Resposta


22) A densidade média do planeta Terra é aproximadamente 5,5 vezes a densidade da água. Sabendo-se que a massa do planeta Saturno é cerca de 100 vezes a massa da Terra e seu raio aproximadamente 10 vezes o raio da Terra, podemos concluir que a densidade média de Saturno é:


a)menor que a da água;
b)a mesma da água;
c)um pouco maior que oito vezes a da água;
d)quase mil vezes a da água.
Resposta


23) No Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 deste ano, o vencedor percorreu as 78 voltas completas do circuito em quase 1,5 h. Cada volta tem aproximadamente 3.400 m. Podemos concluir que:


a)o módulo do vetor velocidade do carro esteve sempre acima de 100 km/h;
b)o módulo do vetor velocidade média do carro foi zero;
c)o módulo do vetor velocidade média a cada volta foi aproximadamente 177 km/h;
d)o módulo do vetor velocidade média foi 177 km/h.
Resposta


24) Um asteróide aproxima-se perigosamente da Terra ameaçando destruí-la. Sua massa é de 10 toneladas e sua velocidade de aproximação, em relação à Terra, é de 100 km/h. Super-Homem é então convocado para salvar o planeta. Sendo sua massa de 50 kg, qual a velocidade, em relação à Terra, com que ele deve atingir frontalmente o asteróide para que os dois fiquem parados, em relação à Terra, após a colisão (despreze a atração gravitacional da Terra)?


a)20000 km/h;
b)500 km/h;
c)250 km/h;
d)80 km/h.
Resposta


25) A cúpula de um gerador Van de Graaff é constituída de uma casca esférica de raio 10 cm. Deixa-se o gerador ligado até que sua cúpula adquira carga de 6 x 10-8 C e fique em equilíbrio eletrostático. Uma carga de prova de 10-9 C é colocada no centro da cúpula do gerador. A respeito da força eletrostática e do potencial a que a carga de prova fica submetida, podemos afirmar que seus módulos são, respectivamente:


a)5,4 x 10-5 N ; 5,4 x 103 V;
b)zero; 5,4 x 103 V;
c)5,4 x 10-5 N; depende da localização do ponto;
d)zero; zero.
Resposta


26) Assinale a alternativa que explica, com base na termodinâmica, um ciclo do funcionamento de um refrigerador:


a)remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica quente à temperatura T1, realiza um trabalho externo W e rejeita uma quantidade de calor Q2 para uma fonte térmica fria à temperatura T2, com T1>T2;
b)remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica quente à temperatura T1 e rejeita a quantidade de calor Q1 para uma fonte térmica fria à temperatura T2, com T1>T2;
c)remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica fria à temperatura T1, recebe o trabalho externo W e rejeita uma quantidade de calor Q2 para uma fonte térmica quente à temperatura T2, com T12;
d)remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica fria à temperatura T1 e rejeita a quantidade de calor Q1 para uma fonte térmica quente à temperatura T2, com T12.
Resposta


27) A respeito do fóton, podemos afirmar que:


a)é o quantum fundamental constituinte da matéria com massa de repouso finita e não nula;
b)é o quantum da radiação eletromagnética com massa de repouso nula;
c)é o quantum fundamental da radiação beta com massa de repouso nula;
d)é o quantum fundamental da radiação alfa com massa de repouso não nula.
Resposta


28) Um chuveiro elétrico ligado a uma ddp de 110 V possui uma resistência de comprimento L. O mesmo chuveiro, ligado à mesma ddp, mas com a resistência de comprimento L/2 terá uma potência dissipada


a)4 vezes maior;
b)4 vezes menor;
c)2 vezes maior;
d)2 vezes menor.
Resposta


29) Uma corda (de aço) de piano tem comprimento de 1,0 m. Sua tensão é ajustada até que a velocidade das ondas transversais seja de 500 m/s. Qual a freqüência fundamental desta corda?


a)250 Hz;
b)500 Hz;
c)50 Hz;
d)25 Hz.
Resposta


30) No movimento de queda livre de uma partícula próximo à superfície da Terra, desprezando-se a resistência do ar, podemos afirmar que:


a)a energia cinética da partícula se conserva;
b)a energia potencial gravitacional da partícula se conserva;
c)a energia mecânica da partícula se conserva;
d)as energias cinética e potencial gravitacional da partícula se conservam independentemente, fazendo com que a energia mecânica dela se conserve.
Resposta


31) Três esferas metálicas neutras, eletricamente isoladas do ambiente, estão encostadas umas nas outras com seus centros alinhados. Carrega-se um dos extremos de um bastão de vidro positivamente. Este extremo carregado é aproximado a uma das esferas ao longo da linha formada por seus centros (veja a figura abaixo para uma ilustração). Mantendo o bastão próximo, mas sem que ele toque nas esferas, estas são afastadas umas das outras, sem que se lhes toque, continuando ao longo da mesma linha que formavam enquanto estavam juntas. Podemos afirmar que após afastar-se o bastão, as esferas ficam:



a)duas delas com carga positiva e uma com carga negativa;
b)duas delas neutras e uma com carga positiva;
c)uma neutra, uma com carga positiva e uma com carga negativa;
d)duas neutras e uma com carga negativa.
Resposta


Sendo R1 = 6 R2, R2 = 2 R3 e I3 a corrente que passa em R3, então a corrente total I é:

32) Considere um circuito em paralelo com as resistências R1, R2 e R3.



a)I = I3 / 12;
b)I = (19 / 12) I3;
c)I = (15 / 13) I3;
d)I = 9 I3.
Resposta


33) No efeito fotoelétrico e no fenômeno de interferência luminosa, os seguintes comportamentos da luz se manifestam, respectivamente


a)ondulatório e corpuscular;
b)corpuscular e ondulatório;
c)ondulatório e ondulatório;
d)corpuscular e corpuscular.
Resposta


34) O gráfico abaixo representa aproximadamente a posição de um carro em função do tempo em um movimento unidimensional.Sobre este movimento podemos afirmar que :


a)a velocidade do carro é nula entre os instantes t=1s e t=2s;
b)a velocidade do carro é nula entre os instantes t=3s e t=6s;
c)a velocidade do carro é a mesma nos instantes t=4s e t=5s;
d)o carro está parado entre os instantes t=4s e t=5s.
Resposta


35) Considere as seguintes afirmações:

1. O trabalho realizado por uma força não conservativa representa uma transferência irreversível de energia.

2. A soma das energias cinética e potencial num sistema físico pode ser chamada de energia mecânica apenas quando não há forças dissipativas atuando sobre o sistema.

Quanto a essas sentenças, pode-se afirmar que:


a)as duas estão corretas;
b)a primeira está incorreta e a segunda está correta;
c)a primeira está correta e a segunda está incorreta;
d)ambas estão incorretas.
Resposta